Antônio PRIM

Antônio PRIM

Eigenschaften

Art Wert Datum Ort Quellenangaben
Name Antônio PRIM

Ereignisse

Art Datum Ort Quellenangaben
Geburt 13. August 1939 Águas Mornas, Santa Catarina, Brasil nach diesem Ort suchen
Bestattung Cemitério Municipal "Senhor Bom Jesus de Nazaré" (Passa Vinte), Palhoça, Santa Catarina, Brasil nach diesem Ort suchen
Tod 15. April 1999

Ehepartner und Kinder

Heirat Ehepartner Kinder

Notizen zu dieser Person

Nasceu na localidade de "Santa Isabel" e faleceu no Bairro "Passa Vinte".

RESUMO DA BIOGRAFIA DE ANTÔNIO PRIM

 

Autor da Letra e Música do Hino de Águas Mornas

 

No dia 13 de agosto de 1939, nascia Antônio Prim, o primeiro dos 13 filhos de Norberto Prim e de Maria Brick Prim, na localidade de Santa Isabel, município de Águas Mornas, de família humilde e de origem alemã.

Ainda criança, incentivado pelos ensinamentos de seus pais, já demonstrava toda religiosidade na reza diária do terço, nas músicas da igreja, como coroinha, e estas participações colaborativas proporcionaram a descoberta daquele que, através de inspirações divinas, se lançou ao mundo numa trajetória de vida marcada pela fé, pela solidariedade humana, pela família e, em especial, pela musica a serviço de Deus.

Sua missão começou aos 12 anos quando, embalado por sonhos, se separou da família e foi morar no Rio de Janeiro, levado por um padre que o colocou num seminário, onde permaneceu por 9 anos. Ali desabrochava toda sua índole espiritual, numa vida regrada e extremamente disciplinada, onde prevaleceu a boa formação capacidade moral, profissional e humana que o definiu por todo o sempre.

Formou-se como maestro e organista aos 21 anos de idade e saiu do seminário. Músico formadoe cheio de entusiasmo, fundou o seu primeiro coral, São Pio X, na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, o qual existe até hoje.

Conheceu Maria Edileuza Silva Prim, sua futura esposa, e juntos constituíram uma família com nove filhos: Alberto, Márcia, Marize, Roberto (in memoriam), Adalberto, Marcelo, Mônica, Aurélio e Andréia. Após o falecimento de seu pai, sentiu-se intuitivamente chamado por este para a sua terra natal, regressando a Santa Catarina em 1973, mais precisamente para a cidade de Palhoça, onde construiu seu universo de encantos e realizações.

Em sua competente vida profissional, podemos citar alguns de seus méritos: gerente da cerâmica Tapuia por 12 anos, diretor industrial da cerâmica Cedisa, na cidade de Tubarão por 6 anos, e como Técnico especialista em cerâmica vermelha, realizou diversas palestras sobre este material e sua técnica, em várias cidades do Estado. Foi um dos responsáveis pela instalação da Unisul, no município de Palhoça, em 1997, onde exercia ocargo de Diretor Artístico.

Fundou, em 1973, o Coral Bom Jesus de Nazaré, da igreja Matriz de Palhoça, assumiu a regência do Coral São Martinho de Tubarão e a regência do Coral Santo Antônio, de Campinas, São José; fundou o coral da Unisul, compôs mais de 120 músicas, entre elas o hino de sua cidade natal, Águas Mornas, a cidade que muito amou e jamais esqueceu; o Hino de Águas Mornas foi oficializado pela Lei Municipal Nº 305, datada de setembro de 1989. Compôs também o hino do colégio Ivo Silveira, da cidade de Palhoça; gravou um CD com algumas de suas composições e recebeu o título de Cidadão Honorário de Palhoça, no ano de 1993; foi o organista da missa da visita do Papa João Paulo II,em 1991, a Florianópolis, e foi membro fundador da igreja matriz São Francisco de Assis, do Aririú, também no município de Palhoça. Abaixo, letra do hino municipal de Águas Mornas:

Águas Mornas terra querida, 
Revestida de verde e de luz.
Tu jamais poderás ser vencida, 
Oh! Princesa que a todos seduz. 

Estribilho:

Águas Mornas! És linda e mimosa,
Belos vales ostentas em flor.
Altos montes, colinas dengosas,
São riquezas de grande valor.

Somos um povo hospitaleiro,
Triunfante, altivo e leal.
São benvindos os povos ordeiros,
Nesta terra com água termal.

Teu passado a todos revela,
Que teus filhos cuidaram deste chão.
Noite clara repleta de estrelas,
Faz lembrar uma bela canção.

És herdeira de bravos de outrora,
Que aqui construiram seu lar.
Com denodo guardaram a flora,
Pela fauna souberam zelar.

O teu povo de raça pujante,
Não receia a luta eo sofrer.
Mesmo quando a dor é reinante,
Dá a deus toda glória e poder.

Através da música vagou mundos e sonhos, cicatrizando feridas e corações amargurados, irradiando paz e amor. Estes são alguns momentos da trajetória da vida do Mestre, Maestro e Compositor, ANTÔNIO PRIM.

AntonioPrim faleceu precocemente, vítima de acidente automobilístico, aos 59 anos de idade, no dia 15 de abril de 1999, deixando, infelizmente, uma obra inacabada: a gravação deseu 2° CD, que seria lançado em julho do mesmo ano. Seu corpo foi sepultado no cemitério municipal Senhor Bom Jesus de Nazaré, em Palhoça-SC.

Dados biográficos fornecidos por Aurélio Prim, filho do biografado.

 

Disponível em: http://www.aguasmornas.sc.gov.br/antoniop.htm

Datenbank

Titel Charles Mittelmann (charles@mittelmann.com.br)
Beschreibung Pesquisa genealógica realizada desde 1996
e-mail: charles@mittelmann.com.br 
https://www.facebook.com/charles.mittelmann
https://www.instagram.com/charles_mittelmann
Telefone +55 47 99911-0061
Hochgeladen 2021-01-25 23:38:05.0
Einsender user's avatar Charles Mittelmann
E-Mail charles@mittelmann.com.br
Zeige alle Personen dieser Datenbank

Herunterladen

Der Einsender hat das Herunterladen der Datei nicht gestattet.

Kommentare

Ansichten für diese Person