Benedito Pedro THIESEN

Benedito Pedro THIESEN

Eigenschaften

Art Wert Datum Ort Quellenangaben
Name Benedito Pedro THIESEN

Ereignisse

Art Datum Ort Quellenangaben
Geburt 17. Dezember 1926 Águas Mornas, Santa Catarina, Brasil nach diesem Ort suchen
Bestattung Cemitério Católico da Capela "Nossa Senhora de Lourdes" (Sacramento I), Águas Mornas, Santa Catarina, Brasil nach diesem Ort suchen
Tod 8. August 1992 Águas Mornas, Santa Catarina, Brasil nach diesem Ort suchen
Heirat 15. Mai 1948 Águas Mornas, Santa Catarina, Brasil nach diesem Ort suchen

Ehepartner und Kinder

Heirat Ehepartner Kinder
15. Mai 1948
Águas Mornas, Santa Catarina, Brasil
Ida LOFFY

Notizen zu dieser Person

Nasceu na localidade de "Santa Isabel".

Foi vereador em Águas Mornas, Santa Catarina, Brasil

Benedito Pedro Thiesen nasceu em Santa Isabel, Águas Mornas, em 17 de dezembro de 1926, e era filho de Pedro Thiesen Junior e Maria Kirchner Thiesen eteve onze irmãos. Como nessa época o município de Águas Mornas ainda não havia sido emancipado, Santa Isabel possuía o título de Distrito e pertencia ao município de Palhoça. 

Em 1945, com dezoito anos de idade, ainda solteiro, Benedito Pedro Thiesen deixou seu local de nascimento, sozinho, e foi residir na Fazenda Sacramento II, também  denominada Fazenda de Lourdes.

Logo que chegou a atual localidade de Fazenda Sacramento II, tratou de abrir um pequeno comércio de secos&molhados. Porém, sentindo-se muito solitário, por estar separado da família, arrumou uma namorada, Ida Lofy, vindo a casar-se com a mesma em maiode 1948, com quem teve 15 filhos: Antônio Benedito Thiesen, Maria Izabela Thiesen, Ivone Thiesen, Salésio Benedito Thiesen, Leonete Thiesen, Isalete Thiesen, Lauro Benedito Thiesen, Inês Thiesen, Helena Thiesen, Márcia Thiesen – já falecida, Sérgio Benedito Thiesen – já falecido, Paulo Benedito Thiesen, Alaíde Terezinha Thiesen, Jonas Benedito Thiesen – já falecido, e Maria Dolores Thiesen.  

Trabalhou durante anos no Mercado Público de Florianópolis, onde negociava, além de sua própria produção, a dos vizinhos, cobrando uma pequena porcentagem sobre a venda dos produtos lá comercializados. Porém, como nessa época ainda não era possível chegar com um veículo motorizado até a Fazenda Sacramento II, toda a produção comercializada em Florianópolis era transportada, até a Fazenda Ressurreição, em carros de bois e carroças. 

A exemplo do que aconteceucom o Conselheiro Manoel Philippi, de Vargem Grande, que foi o primeiro morador daquela localidade a possuir um veículo motorizado, o Sr. Benedito Pedro Thiesen foi o primeiro morador da Fazenda de Lourdes a possuir um caminhão. Entretanto, como já foi mencionado anteriormente, não era possível chegar com o veículo até aquela localidade. Sendo assim, ele deixava seu veículo na residência do Sr. Orlando Thiesen, que residia na Fazenda Ressurreição. 

A data exata em que, pela primeira vez, um veículo motorizado conseguiu chegar até a Fazenda de Lourdes, foi no dia 9 de janeiro de 1970. Foi quando o Sr. Benedito Pedro Thiesen conseguiu levar, até sua residência, sua caminhoneta da marca Ford. 

Benedito Pedro Thiesen foi eleito vereador por Águas Mornas em novembrode 1966, aos 39 anos, para a segunda Legislatura – 1967 a 1970. Segundo relatos de sua filha, a também ex-vereadora, Inove Thiesen Hillesheim, ele fez toda a sua campanha a pé, atravessando rios cheios, às vezes com água pela cintura, e obtendo, pela sua obstinação e mérito, uma expressiva votação. Vale lembrar que o pai do Sr.Benedito, Pedro Thiesen Junior, já havia sido vereador pelo município de Palhoça na primeira legislatura – 1947 a 1951 – antes da emancipação dos municípios de Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas. 

Além de comerciante e vereador, Benedito Pedro Thiesen foi um homem deliderança na sua comunidade, trabalhando em benefício de todos que o procuravam, deslocando, inclusive, parteiras até a casa das parturientes sem nada cobrar pelos seus serviços comunitários. Tinha uma excelente relação com os vizinhos, com as lideranças religiosas e até mesmo com os deputados que o apoiavam em sua comunidade.  

Quando tinha 60 anos, já aposentado pelo então INPS – Instituto Nacional de Previdência Social –, deu por encerradas suas atividades como comerciante e aproveitou para viver o resto de sua vida ao lado da esposa, com quem teve um casamento duradouro e repleto de felicidades, segundo sua filha, Ivone ThiesenHillesheim, que se sente agradecida, em nome dela e de seus irmãos, pelo resgate da simples, porém, honrada história de seu pai. 

Benedito Pedro Thiesen faleceu no dia 8 de agosto de 1992 – Dia dos Pais, aos 66 anos de idade.

 

Dados biográficos fornecidos por Ivone Thiesen Hillesheim, filha do biografado.

 

Fonte: http://www.aguasmornas.sc.gov.br/benedito.htm

Quellenangaben

1 Artur Rogério Thiesen, pesquisa realizada., Benedito Pedro Thiesen
Autor: Artur Rogério Thiesen.

Datenbank

Titel Charles Mittelmann (charles@mittelmann.com.br)
Beschreibung Pesquisa genealógica realizada desde 1996
e-mail: charles@mittelmann.com.br 
https://www.facebook.com/charles.mittelmann
https://www.instagram.com/charles_mittelmann
Telefone +55 47 99911-0061
Hochgeladen 2021-01-25 23:38:05.0
Einsender user's avatar Charles Mittelmann
E-Mail charles@mittelmann.com.br
Zeige alle Personen dieser Datenbank

Herunterladen

Der Einsender hat das Herunterladen der Datei nicht gestattet.

Kommentare

Ansichten für diese Person